Exames Complementares

Tecnologia aliada a tradição de uma clínica de qualidade, excelência e inovação.

Avalia a acuidade auditiva por meio de estímulos sonoros de tipos e intensidades variadas com equipamento específico e em cabina acústica. Pode ser realizada em crianças e adultos. A pesquisa é indolor, feita com equipamento especial e em cabina acústica.Compõe a bateria básica de avaliação da audição.

Avalia a capacidade de compreensão da fala em local silencioso, por meio da repetição de palavras simples usadas no cotidiano. É parte integrante da audiometria tonal.

Avalia a audição de crianças pequenas por meio de equipamento especial, com técnica interessante para crianças. A escolha do método depende da faixa etária, do interesse, da motivação e das condições da própria criança.

Avalia a mobilidade do tímpano e verifica as condições da orelha média. É uma avaliação indolor e rápida, realizada por meio de equipamento eletrônico específico, indolor.Compõe a bateria básica de avaliação da audição.

Avalia as habilidades para compreender o significado dos sons de fala ou não em cabina acústica.
As queixas ou sintomas mais comuns são de falta de atenção, audição seletiva (só ouve quando interessa), dificuldade escolar, alterações na fala, ouve sem compreender o que ouviu, incomodo em locais ruidosos e dificuldade de concentração em locais ruidosos.
O tempo estimado da avaliação do PA é de aproximadamente 2 horas, divididas em 2 ou 3 sessões. É necessária a realização da audiometria tonal, vocal e imitanciometria previas.
A avaliação do PA pode ainda, fazer parte de uma série de exames necessários para o diagnóstico de dificuldades escolares.

As alterações encontradas podem ser minimizadas ou normalizadas por meio de treinamento auditivo (fonoaudiológico) formal ou informal. No treinamento formal, as habilidades auditivas são estimuladas em um período de 10 a 12 sessões com duração de 45 minutos.

Otoneurologia é a parte da otorrinolaringologia que se preocupa com o estudo da audição, do equilíbrio corporal e das suas relações com o sistema nervoso central. O exame otoneurológico é a maneira pela qual conseguimos reconhecer as alterações do labirinto. Esse exame consta de uma entrevista, do exame otorrinolaringológico, da avaliação auditiva e da função vestibular

Proporciona benefícios na comunicação com a amplificação sonora do aparelho auditivo. O paciente poderá experimentar o aparelho e optar pela compra.

Exame realizado através de fibra ótica extremamente fina que permite visualização de todo o nariz e sua comunicação com a orofaringe. O exame pode ser gravado para comparação futura. É realizado sob anestesia local com mínimo desconforto em qualquer idade sem praticamente nenhuma contra indicação.

Exame que pode ser realizado tanto com fibra ótica flexível como rígida dependendo da necessidade. Também pode ser gravado e é utilizado principalmente para avaliação de cordas vocais e outras estruturas da garganta. Em alguns casos deve ser associado à estroboscopia para visualização mais acurada das cordas vocais.

Exame utilizado para avaliação dinâmica da deglutição com aparelho de endoscopia nasal e de fundamental importância para pacientes que apresentam qualquer distúrbio para engolir.

Exame utilizado para identificação de distúrbios da voz e alterações de laringe que podem passar desapercebidas pelo exame convencional de cordas vocais.

Permite através de fibras óticas documentar alterações de tímpano como perfurações ou pólipos.

Consulta

Entre em contato e agende sua consulta

Cirurgia

Saiba sobre os procedimentos cirúrgicos que atendemos

Convênios

Trabalhamos com diversos convênios, entre em contato e saiba mais informações

Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao Doutor(a) ou marque uma consulte

© 2021 Rhinomed Otorrinolaringologia. Todos os direitos reservados